Coaching é um processo focado no desenvolvimento, pessoal e profissional de uma pessoa ou de colaboradores de uma empresa, para que possam obter resultados em alta performance.
O termo “coach” é uma palavra inglesa, mas sua origem é húngara (kocsi). Kocs é uma cidade na Hungria que no século XVI começou a produzir carruagens, e devido ao seu conforto, se tornaram as mais cobiçadas da época. Assim, as carruagens de Kocs eram chamadas de kocsi. E é esse vocábulo que os ingleses entendiam como "coach". Onde, o primeiro significado da palavra coach é "carruagem".
O termo Coach passou a ser utilizado na Universidade de Oxford, na Inglaterra, por volta de 1830, como sinônimo de um tutor particular, aquele que conduz e prepara os estudantes para seus exames.
Em 1831, o termo foi usado pela primeira vez no âmbito dos esportes. E em 1950, foi usado pela primeira vez na literatura de negócios, como uma habilidade de gerenciamento de pessoas.
Qual a diferença entre Coaching, Coach e Coachee?
Coaching é um processo de desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em diversas técnicas para auxiliar as pessoas e empresas no alcance de metas, no desenvolvimento acelerado através de ações e, em sua evolução contínua.
Coach é o profissional que aplica as técnicas do Coaching e atua despertando o potencial das pessoas no atendimento individual e até mesmo dentro de uma empresa. Usando uma combinação de flexibilidade, estratégias, ferramentas pautadas em metodologia de eficácia comprovada.
Coachee é a pessoa ou cliente que procura um coach com interesse genuíno em um real desenvolvimento tanto pessoal como profissional.
Mas, o que é um processo de coaching?
É um processo criativo e inovador, que inspira a maximizar as potencialidades pessoais e profissionais. No Coaching, o coach (profissional) e o coachee (pessoa que passa pelo processo de coaching) identificam objetivos, traçam metas e estabelecem os pontos que indicarão o sucesso, tudo através de perguntas precisas e pautadas no que o coachee traz para o Coach durante o processo. O coach, através do uso de técnicas e habilidades, estimula, apoia e acompanha todo este processo, de modo a garantir que o rumo definido durante as sessões com seu cliente seja seguido e que os obstáculos que possam surgir ao longo do caminho sejam superados.
No entanto, para que todo o processo seja efetivo, o coach tem as técnicas e ferramentas, e o coachee, precisa encarar o processo de coaching com seriedade. Sem comprometimento real do coachee com o seu plano de ação, o resultado não pode ser alcançado. O trabalho de Coaching só funciona com a ação e com o foco do cliente. Medindo e aprendendo a cada passo dado em direção ao resultado. Aceitando o feedback, orientação, aprendendo e replanejando o caminho em direção ao objetivo desejado. O importante, é o coachee estar totalmente comprometido e determinado com ele mesmo, para que todo processo ocorra de forma consistente e que o resultado aconteça.
Ao contrário dos terapeutas e conselheiros, os coaches não se concentram na infância ou experiências passadas que podem ser a raiz do modo como uma pessoa vive ou sente. Em vez disso, eles apoiam seus coachees a ficarem claros sobre o que eles querem no futuro, porque eles querem e como eles vão conseguir isso.
O foco é no presente, no que o coachee deve fazer hoje para alcançar as metas estipuladas por ele mesmo. Coaching não deve ser confundido com terapia ou qualquer atendimento psicológico.
A ideia é encontrar maneiras de superar os desafios e seguir frente com mais força, coragem e total consciência.